24 de mai. de 2010

MUNICÍPIOS DO ESTADO DE ALAGOAS

AUTOR: JOSÉ AMAURI CLEMENTE

ÁGUA BRANCA E ANADIA
ARAPIRACA E JUNQUEIRO
JOAQUIM GOMES E JUNDIÁ
MACEIÓ, PILAR, ROTEIRO
RIO LARGO E MATA GRANDE
MARIBONDO E LIMOEIRO

MAR VERMELHO, MARAVILHA
CAMPO ALEGRE E CANAPI
CAPELA E COITÉ DO NOIA
BELO MONTE E INHAPI
PENEDO E JAPARATINGA
NOVO LINO E IGACI

BOCA DA MATA E BRANQUINHA
BATALHA E CAJUEIRO
CACIMBINHAS E CAMPESTRE
COQUEIRO SECO E CARNEIRO
PORTO REAL DO COLEGIO
CHÃ PRETA, LEMBREI PRIMEIRO

PORTO DE PEDRAS E PENEDO
TAMBEM SÃO SEBASTIÃO
MATRIZ DE CAMARAGIBE
PORTO CALVO E UNIÃO
TEM VIÇOSA E TAQUED’ARCA
E MINADOR DO NEGRÃO

PALESTINA E PÃO DE AÇUCAR
CAMPO GRANDE E DOIS RIACHOS
ESTRELA DE ALAGOAS
PINDOBA NÃO PASSA EM BAIXO
PASSO DE CAMARAGIBE
NESSE ROTEIRO EU ENCAIXO

SANTANA DO IMPANEMA
SANTA LUZIA DO NORTE
OLHO D’AGUA DO CASADO
VIÇOSA TERRA DE SORTE
OURO BRANCO E OLIVENÇA
SÃO BRAZ E SATUBA É FORTE

TEM SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
PINDOBA E JARAMATAIA
TRAIPÚ E TAQUARANA
PARIPUEIRA TEM PRAIA
PRA PARICONHA E PIRANHAS
PIAÇABUÇU NÃO DÁ VAIA

TEM SENADOR RUI PALMEIRA
TAMBEM SÃO SEBASTIÃO
TEM SÃO LUIZ DO QUITUDE
MESSIAS CHAMA ATENÇÃO
E TEOTONIO VILELA
QUE NOS TRAZ SATISFAÇÃO

PAULO JACINTO, IGREJA NOVA
PALMEIRA DOS INDIOS EU FALO
FEIRA GRANDE, IBATEGUARA
JACUIPE É DO EMBALO
FALO EM JACARÉ DOS HOMENS
FELIZ DESERTO É ABALO

FLEXEIRA E JEQUIÁ DA PRAIA
E GIRAU DO PONCIANO
FELIZ DESERTO E CORURIPE
CRAIBAS NÃO TRAZ ENGANO
COLONIA LEOPOLDINA
JÁ FAZ PARTE DO MEU PLANO

COQUEIRO SECO TAMBEM
DELMIRO GOUVEIA EU TRAÇO
EM OLHO D’AGUA DAS FLORES
ATALAIA ISSO EU FAÇO
MONTEIROPOLES, MAR VERMELHO
BELEM MERECE UM ABRAÇO

E LAGOA DA CANÔA?
MESSIAS PODE CRESCER
E BARRA DE SANTO ANTONIO
ESSA EU QUERO CONHECER
ATALAIA E QUEBRANGULO
HÔ TERRA PRA SE VIVER!

É SÃO JOSÉ DA TAPERA
SÃO MIGUEL DOS CAMPOS TAMBEM
VOU A POÇO DAS TRINCHEIRAS
POR QUE SEI QUE ALÍ CONTEM
COMO PALMEIRA DOS INDIOS
GENTE QUE VALE POR CEM

FUI A SÃO JOSE DA LAJE
E EM MAJÓ IZIDORO
E EM OLHO D’AGUA GRANDE
EM MARECHAL DEODORO
SANTANA DO MUNDAÚ
SE SAIR DAQUI EU CHORO

AQUI PUDE RELATAR
MEU VERSO FICOU GRAVADO
AGORA SIM, VAI FICAR
UM BOM TEMPO AQUI CONTADO
RESTA SÓ MARAGOGI
ISSO ESTÁ TERMINADO.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

18 de mai. de 2010

TEM ALGUM INOCENTE NESSA HISTORIA?


Sofia muito sofria por não ter aprendido amar um só homem, Basto não lhe bastava, mesmo sendo aquele a quem prometera amar enquanto vivesse. Justo com Justino ela tinha um caso amoroso. Guiomar guiou mal seus pensamentos quando se apaixonou por Basto mesmo sabendo que Sofia lhe bastava. Benjamim entra na estória por acaso, foi apenas um encontro com Sofia enquanto sofria das dores por trair Dasdores.
- Beija-me Benjamim, meu Basto já não me basta.
- Dasdores sofre das dores causadas por lhe trair.
Sofia também sofria por Basto não lhe bastar. Benjamim beija bem, Dasdores pode chorar.

Autor: José Amauri Clemente
maio 2010


17 de mai. de 2010

COMUNICAÇÃO. EXCESSO OU FALTA?



Os recursos tecnológicos que nascem a cada dia, têm aproximado pessoas, encurtado distancias excluído privacidades e transformado o mundo em uma sala. No entanto milhares de crianças, esposas, e parentes dariam tudo pra sair da solidão.

Encurralados em um quarto, fixado à tela de um computador, jovens abandonam a vida real e passam a vegetar no mundo virtual. Tráfico de drogas, pedofilia, plágios, apologias ao crime e a violência correm nas veias da rede infectando crianças, jovens e adultos.

Mesmo com tantos meios de comunicação, o diálogo entre a família está se extinguindo. Conversa-se através do computador com “amigos” que estão do outro lado do mundo, enquanto filhos isolados em um quarto da casa dariam tudo para ter um pouco de atenção dos pais. Esposas que revelam seus segredos para o mundo através de sites de relacionamentos, queixam-se que os maridos não as ouvem, enquanto isso, os maridos pagam fortunas a garotas de programas que conheceram pela rede mundial de computadores, apenas para revelarem que gostariam de receber um pouco de atenção das esposas.

Milhões de dólares são investidos anualmente pelas empresas telefônicas, contratando profissionais para ficar do lado oposto da linha ouvindo relatos de homens traídos, mulheres feridas psicologicamente e filhos que desabafam o que gostariam de contar aos pais.

O diálogo entre parceiros tem sido cada vez mais escasso, é dado mais importância às noticias do dia, ao resultado do jogo de futebol e ao capitulo da novela.

Não vai demorar e as secretárias eletrônicas terão mensagens gravadas para responderem aos que ligarem para a família:

Se você é filho, tecle 1, se você o cônjuge tecle 2, se é amigo ou parente, tecle 3.....

O pastor e escritor Rubem M. Scheffel em seu livro Com a Eterndade no coração, publicado em 2010 pela Casa Publicadora Brasileira, meditação do dia 17 de maio do mesmo ano, comenta algo parecido com: Não seria surpresa se ao ligar para a esposa a gravação da secretária eletrônica tivesse mensagens como:

Para saber o cardápio de hoje, tecle 1, para me pedir desculpas pela briga de ontem, tecle 2, para marcarmos um dia para almoçar fora, tecle 3, para pedir o divorcio tecle 4, para voltar ao menu inicial tecle 5...

Um artigo publicado pela revista Veja, mostra que “A cada quatro casais que disseram "sim" diante do altar no ano de 2007, um matrimônio terminava em divórcio, segundo informou um levantamento publicado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o estudo, no ano passado, o Brasil somou 916.006 registros de casamentos - 2,9% a mais do que em 2006 - e 231.329 divórcios...

... de acordo com o instituto, a taxa é ascendente ao longo dos anos. Entre o período de 1984 e 2007, o índice subiu 200%. Segundo o IBGE, nesse período, a taxa passou de 0,46 divórcio para cada mil habitantes para 1,49 divórcio por mil. Em números absolutos, as separações legais passaram de 30.847, em 1984, para 179.342, em 2007.”

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/divorcio-cada-quatro-casamentos-407053.shtml

CLIQUE NO LINK ACIMA E LEIA O ARTIGO COMPLETO


Alguém já afirmou que a família é uma instituição falida. Seria isso verdade? Falida ou abrindo concordata, certo é que a felicidade não é utopia, basta um pouco de atenção aos que nos rodeiam e os resultados sonhados virão.


José Amauri Clemente

Maio, 2010


9 de mai. de 2010

SEGREDOS CONTADOS A UMA FOTO



Autor: Jose Amauri Clemente
Todos dos direitos reservados

Não entendia o porquê, mas quando você me colocava nos braços o mundo ficava diferente, as dores aos poucos desapareciam e se alguma lágrima continuava insistindo em rolar, seus dedos macios as eliminavam do meu rosto. Que delicia eram seus beijos e o acariciar das mãos em meus cabelos.
Meus primeiros passos foram como rios de felicidades para você, como eu gostava quando chamava pelo meu nome batendo palmas alguns metro à minha frente esperando que com passos tropos eu fosse ao seu encontro.
Meu primeiro dia na escola foi o mais triste, sim, triste por que pela primeira vez tive que ficar em meio aos desconhecidos enquanto via você se esconder saindo pelo portão da escola. Logo me acostumei, aqueles poucos garotos chorões como eu, foram ganhando forças dos outros e passando pra mim, então eu entendi que aquele lugar não era tão ruim quanto eu pensava.
Até os meus nove anos de idade você continuava sendo a mulher mais bonita do mundo, a mais forte, a mais inteligente, a mais elegante, a mais tudo. Em minha adolescência eu continuava te amando muito, mas tinha algumas coisas que me incomodavam, você pegava muito no meu pé, vivia dizendo pra eu tomar juízo, se preocupava com meus estudos, sei lá! eu nem entendia o motivo de tudo isso, mesmo assim eu amava quando saiamos juntos pra tomar sorvete e você sempre dizia: Cuidado pra não sujar a roupa.
Sair com você pra fazer compras era a melhor viagem do mundo, até aparecer a primeira paquera. Eu adorava quando agente passeava junto, mas é que você vivia dizendo que eu tinha que tomar cuidado, isso era chato, eu não podia nem namorar, e olha que eu já tinha treze anos.
Nunca vou esquecer as lágrimas escorrendo pelo seu rosto quando me despedi de você e fui morar em minha própria casa. Você às vezes até reclamava dizendo que eu não lhe dava mais atenção, que meus filhos agora estavam em primeiro lugar, eu sempre lhe dava uma desculpa, bastava um beijo e um abraço apertado e você sempre entendia tudo. Quando tinha um tempinho sempre passava aí pra de dar um alô. Vou confessar uma coisa: Às vezes dava uma vontade danada de passar em tua casa à tardinha depois do expediente, mas o trabalho extra era mais importante e sempre acabava deixando a visita pra depois.
Hô mamãe! Por que eu não te protegi mais? Por que não te abracei mais? Por que não te dei mais atenção? Há Se o tempo pudesse voltar atrás e eu pudesse te dizer tudo isso olhando nos teus olhos, que pena! Hoje tenho somente uma fotografia para abraçar, que pena! Você não pode mais sorrir.


Enquanto sua mãe existe, der-lhe o valor que ela merece.

5 de mai. de 2010

TIAGO, O ARTIGO QUE EU NÃO QUERIA PUBLICAR



Embora a morte seja certa para todos, é sempre inesperada, não importa como ou quando venha, será sempre um intruso.

Muitos credos existem a respeito desse assunto, há os que acreditam ser apenas um sono, os que dizem ser o começo de uma nova vida, os que crêem que tudo termina quando ela começa, há os que assim como o autor, crêem que um dia todos ressuscitarão para prestar contas ao doador da vida, há ainda os que nada crêem.

Crer que a morte não é o fim de tudo traz esperanças para quem perde um ente querido como Tiago, aluno do segundo período de Geografia da UNEAL Campus V em União dos Palmares, vítima de acidente de moto na noite de 03 de maio de 2010.

Nossa solidariedade à família desse jovem guerreiro de 23 anos que deixa saudades.

Assim como muitos, creio que ele está dormindo, virá o dia em que ressuscitará, então Deus o julgará de acordo com o que conheceu, espero está ele entre os salvos para a vida eterna.

A saudade permanecerá sempre com o segundo período de Geografia da Uneal.


3 de mai. de 2010

A VÍRGULA QUE VALEU BILHÕES.

Autor: José Amauri Clemente

Um multimilionário antes de morrer deixou dois testamentos com seu irmão, incumbindo-lhe de avaliar o único herdeiro durante dois anos antes de entregar-lhe uma das cartas. Deveria o futuro milionário cumprir alguns requisitos para poder ser dono dos bilhões que o pai havia construído com esforço. Apenas uma das cartas poderia ser entregue, a outra deveria ser destruída imediatamente após a escolha. Isso deveria ocorrer quando o filho completasse maior idade. Os documentos eram diferentes apenas por uma vírgula, mas fazia toda diferença.

Eis os testamentos:

1

Tenho como único herdeiro o filho que tanto amo. Ensinei-lhe tudo que pude para que ele pudesse manter de pé o patrimônio que construí com sacrifícios durante toda a minha vida.
Sei que ele ainda é jovem e que aprontou muitas coisas ruins durante sua juventude. Agora já está crescido, tornou-se adulto, está lutando pra mudar suas atitudes. É verdade que não tem experiências para administrar a empresa, por isso não, pode ser herdeiro de todos os meus bens.

2

Tenho como único herdeiro o filho que tanto amo. Ensinei-lhe tudo que pude para que ele pudesse manter de pé o patrimônio que construí com sacrifícios durante toda a minha vida.
Sei que ele ainda é jovem e que aprontou muitas coisas ruins durante sua juventude. Agora já está crescido, tornou-se adulto, está lutando pra mudar suas atitudes. É verdade que não tem experiências para administrar a empresa, por isso não pode ser herdeiro de todos os meus bens.